O primeiro caso de varíola dos macacos foi registrado na América Latina nesta sexta-feira (27). A notificação foi de um paciente da Argentina. O Ministério da Saúde do país informou que “o sequenciamento mostrou uma alta porcentagem de homologia com sequências do clado da África Ocidental”.

Segundo a imprensa argentina, trata-se de um homem de 40 anos que voltou da Espanha. O paciente está “em boas condições, em tratamento sintomático”, enquanto seus contatos próximos estão sob controle clínico e epidemiológico e sem apresentar sintomas, disse o relatório. O Ministério da Saúde também notificou o surgimento de outro caso suspeito de um residente na Espanha que está visitando a província de Buenos Aires e não tem ligação como paciente anterior. “O doente encontra-se em bom estado geral, isolado e recebe tratamento sintomático”, diz o comunicado.

A varíola do macaco é uma doença infecciosa causada por um vírus transmitido aos seres humanos por animais infectados. A transmissão de pessoa para pessoa é possível, mas rara. Atualmente, a doença é considerada endêmica em uma dúzia de países africanos.

Compartilhamentos

1092

LEIA TAMBÉM

Simulado de emergência mobiliza comunidade e órgãos públicos em ação da Atlantic Nickel

Itagibá: Idoso aprendendo a dirigir, perde controle de veículo, sobe em calçada e mata homem atropelado em Acaraci

Itagibá: Tragédia na BA-650: motociclista perde a vida em colisão violenta com guard-rail

Itagibá: Veículo com placa clonada é apreendido pela Polícia Militar